WordPress vs Squarespace [Comparando] #89

0
221
Imagem Destacada do Post #89

Squarespace e WordPress são dois Construtores de sites populares que permitem que você crie facilmente um site sem nenhuma habilidade técnica ou conhecimento de programação.

Recentemente, nossos leitores nos pediram para comparar o Squarespace com o WordPress porque eles estavam vendo muitos comerciais na TV para ambas as plataformas.

Neste artigo, compararemos Squarespace vs WordPress com a lista de prós e contras de cada plataforma. Esperamos que, depois de ler nossa comparação, você possa escolher qual é o melhor para você.

Observação: essa comparação é entre o Squarespace e o WordPress auto-hospedado (não o WordPress.com).

Como queremos criar a comparação mais detalhada entre WordPress e Squarespace, dividimos o artigo em várias seções. Veremos cada seção e veremos qual plataforma oferece mais benefícios para um usuário de nível iniciante.

  • Fácil de usar
  • Custos
  • Design e modelos
  • Extensões e integrações
  • Comércio eletrônico
  • Portabilidade de dados
  • Línguas e internacionalização

Preparar? Vamos começar.

Facilidade de Uso e a Curva de Aprendizado

A maioria dos proprietários de negócios e usuários iniciantes não estão familiarizados com HTML, CSS e outras coisas relacionadas a código. Eles querem uma plataforma que os ajude a criar facilmente um site sem contratar um desenvolvedor.

Vamos ver como o WordPress e o Squarespace se comparam nesta categoria.

WordPress

O WordPress é a primeira escolha entre usuários que desejam iniciar um blog ou proprietários de pequenas empresas que criam um site de bricolagem. Mais de 32% de todos os sites são alimentados por WordPress.

Embora o WordPress seja bastante intuitivo e fácil de usar, definitivamente há uma ligeira curva de aprendizado.

Os iniciantes precisarão se familiarizar com a terminologia e conceitos do WordPress, como diferença entre postagens e páginas, categorias e tags, compreensão de temas e plugins.

O editor de conteúdo padrão do WordPress é bastante fácil de usar. Ele vem com blocos personalizados para adicionar elementos de conteúdo às suas páginas, para que você possa criar belos layouts com conteúdo rico em mídia.

Apesar da ligeira curva de aprendizado, em nossa experiência, a maioria dos usuários se adapta rapidamente ao WordPress.

Squarespace

Ao contrário do WordPress, o Squarespace não vem com muitas opções. Essa falta de escolha o torna muito simples e fácil de usar. Mesmo os iniciantes podem rapidamente escrever conteúdo e publicá-lo.

O Squarespace também usa um editor de blocos semelhante ao WordPress. Adicionar imagens, vídeos e arquivos de áudio é mais simples do que o WordPress. Existem muitos blocos de conteúdo e opções de controle de layout no editor de blocos.

O Squarespace permite que você personalize seus modelos e páginas usando um editor visual. No entanto, você está limitado às opções disponíveis no personalizador. É um ambiente controlado, o que significa que suas opções são limitadas.

Conclusão

O Squarespace se sai um pouco melhor do que o WordPress fora da caixa em termos de facilidade de uso para iniciantes. No entanto, seus recursos limitados podem não ser ideais para todos os proprietários de empresas.

Por outro lado, o WordPress oferece aos iniciantes uma série de opções desde o início, o que pode ser confuso no início, mas é muito mais flexível no longo prazo.

Existem vários plug-ins de construtor de páginas do WordPress que você pode usar para criar sites totalmente personalizados com arrastar e soltar (sem contratar um desenvolvedor).

Design e Modelos

Tanto o WordPress quanto o Squarespace vêm com modelos prontos e ferramentas de design para facilitar a criação de um site personalizado.

Vamos ver qual oferece mais opções e ferramentas para criar sites bem projetados.

WordPress

O WordPress oferece acesso a milhares de modelos de sites gratuitos e pagos. Esses modelos são altamente personalizáveis, permitindo que você use o logotipo, as cores de seu próprio site, carregue suas próprias imagens e muito mais.

Muitos temas do WordPress vêm com várias opções de layout, construtores de página de arrastar e soltar, controles deslizantes, galerias de fotos e muitos outros recursos.

Não importa o tipo de site que você está construindo, você encontrará centenas de modelos projetados profissionalmente para o trabalho.

Muitos iniciantes consideram essa abundância de opções um tanto exagerada.

Como alternativa, você também pode começar com o Tema Divi que é um tema mestre com muitas skins personalizadas e controle completo de arrastar e soltar.

Squarespace

O Squarespace oferece modelos de sites prontos e organizados em diferentes categorias. Existem temas para todas as categorias populares de sites, com designs profissionais que ficam bem em todos os dispositivos.

No entanto, esta é uma grande área em que o Squarespace fica seriamente para trás. O número de modelos pré-fabricados é muito limitado e suas opções de design também são limitadas ao conjunto de recursos disponíveis no personalizador Squarespace.

Os temas vêm com um número limitado de opções de layout para cada modelo. Você ainda pode fazer cores básicas, fontes, logotipo do site e outras coisas, mas esses modelos não são tão personalizáveis ​​quanto os temas do WordPress.

Conclusão

O WordPress é um vencedor claro em termos de opções de design, opções de personalização e flexibilidade. O Squarespace oferece modelos de ótima aparência, mas são limitados em número e não são muito flexíveis.

Extensões e Integrações

Todos os construtores de sites vêm com uma coleção de recursos integrados. Conforme o seu site cresce, você deseja adicionar mais recursos e conectá-lo para trabalhar com ferramentas e serviços de terceiros.

Vamos ver como o WordPress e o Squarespace funcionam a esse respeito.

WordPress

O verdadeiro poder do WordPress vem de seu enorme ecossistema de plugins. Esses plugins são como aplicativos para o seu site WordPress que você pode instalar para adicionar novos recursos ou alterar o comportamento padrão do seu site.

Atualmente, existem mais de 54.000 plugins gratuitos do WordPress listados apenas no diretório de plugins do WordPress.org. Existem também milhares de plugins premium do WordPress disponíveis em sites de terceiros.

Se você conseguir pensar em um recurso, há uma boa chance de encontrar facilmente um plug-in do WordPress que faça isso.

Os plug-ins do WordPress são tão robustos que muitos deles são plataformas completas com seus próprios plugins complementares e uma comunidade próspera construída em torno deles.

Então você tem plug-ins especializados para criar sites de comércio eletrônico, construir uma comunidade de membros, vender cursos online e muito mais.

Como o WordPress é o construtor de sites mais popular, a maioria dos serviços e ferramentas de terceiros têm seus próprios plug-ins WordPress que integram seus serviços a um site WordPress.

Todos os principais serviços de marketing por e-mail, ferramentas de SEO, software de chat ao vivo e ferramentas de geração de leads oferecem integração perfeita com o WordPress.

Squarespace

O Squarespace não chega nem perto do WordPress quando se trata de extensibilidade e integrações.

É possível adicionar integrações e personalizações de terceiros, mas ao contrário do WordPress, o Squarespace não tem APIs poderosas nas quais os desenvolvedores podem construir.

Eles fornecem algumas integrações oficiais de terceiros, mas mesmo essas são limitadas e nem todos os serviços populares são suportados.

Para eCommerce, você pode usar a plataforma integrada, mas não pode estendê-la de forma alguma.

O Squarespace não tem a funcionalidade para permitir sites personalizados de que você pode precisar para sua ideia de negócio online.

Conclusão

WordPress é o vencedor claro aqui com um ecossistema incrível de milhares de plugins e integrações ao seu alcance. Por outro lado, o Squarespace tem muito poucas integrações e muitas delas são muito limitadas.

Comércio Eletrônico

Você está construindo uma loja online? Vamos comparar a funcionalidade de comércio eletrônico do WordPress com o Squarespace.

WordPress

O WordPress permite que você integre e use qualquer processador ou plataforma de pagamento que desejar.

Existem muitos plugins do WordPress que permitem que você aceite facilmente pagamentos online usando Stripe, PayPal, Google Checkout, 2Checkout, Payoneer, Skrill e até mesmo Bitcoin.

O WordPress tem muitos plug-ins de comércio eletrônico que podem transformar seu site em uma loja online em minutos. A plataforma de comércio eletrônico mais popular do mundo, WooCommerce, é um plugin para WordPress.

WooCommerce vem com seu próprio ecossistema com seus próprios complementos WooCommerce e milhares de temas prontos para WooCommerce.

Não há limite de quantos produtos você adiciona ao seu site, como você os exibe ou como os vende. Você pode executar seu próprio programa de afiliados  e usar todos os truques para aumentar suas vendas  sem quaisquer restrições.

Squarespace

O comércio eletrônico é limitado ao Squarespace. Você só pode usar Stripe e PayPal para processamento de pagamentos, que estão disponíveis apenas em alguns países selecionados.

Não há outro sistema de pagamento disponível que restrinja sua capacidade de aceitar pagamentos de um público global maior. Para uma empresa em crescimento, começar com essas limitações não é uma boa ideia.

Além disso, você só pode vender produtos nos planos Business ou Commerce.

Digamos que você queira vender apenas um produto, mas ainda terá que pagar pelo plano de negócios, e os custos anuais de hospedagem de um site com apenas um produto para vender serão muito mais altos do que um plano de hospedagem compartilhada ou VPS para WordPress.

Quanto aos serviços de terceiros, existem poucos serviços externos que você pode integrar com o seu site Squarespace. Isso afeta a forma como você promove seu website e as coisas que você pode fazer para fazer mais vendas e expandir seus negócios.

Conclusão

O WordPress está muito à frente do Squarespace quando se trata de administrar um site de comércio eletrônico. As limitações do Squarespace não são tão boas para o crescimento de um negócio online.

A parte legal do WordPress é que você também pode usá-lo junto com o Shopify.

Portabilidade de Dados

Ao assinar um acordo comercial, você sempre tem cláusulas de segurança. Por exemplo, se você não estiver feliz, você pode ir embora sem problemas.

Esse conceito se estende a negócios online também e é chamado de portabilidade de dados. Se não estiver satisfeito com a plataforma, você poderá pegar todo o seu trabalho e movê-lo para outro lugar.

Vejamos como o WordPress e o Squarespace se comparam em portabilidade de dados e liberdade para alternar.

WordPress

O WordPress vem com ferramentas integradas para exportar facilmente todos os seus dados. Não apenas seu conteúdo e imagens, mas você também pode fazer backup de seus temas, plugins e de todo o banco de dados.

Você pode então mover facilmente esse conteúdo para qualquer outro Sistema de gerenciamento de conteúdo que desejar. Você pode armazenar seu conteúdo em qualquer outro lugar e alterar os hosts da web  a qualquer momento que desejar.

Squarespace

Como tudo mais, o recurso de exportação do Squarespace também é muito limitado. Você só pode exportar certas partes do seu conteúdo em um arquivo XML. Isso inclui suas páginas, galerias e uma página de blog com todas as suas postagens.

Suas páginas de produto, páginas de álbum, texto, áudio e blocos de vídeo não serão exportados.

Conclusão

O conteúdo que você cria em seu site é seu e você deve ter a liberdade e as ferramentas para movê-lo para outro lugar. O WordPress novamente vence o Squarespace com ferramentas fáceis de gerenciar para exportar todo o seu site.

Línguas e Internacionalização

Vivemos em um mundo global e muitas empresas atendem a um público multilíngue em diferentes localizações geográficas. Vamos ver como o Squarespace e o WordPress lidam com idiomas, conteúdo multilíngue e localizações geográficas.

WordPress

O WordPress é totalmente traduzido para dezenas de idiomas. Os usuários em um site WordPress podem escolher seu próprio idioma nas configurações de seu perfil.

A maioria dos temas do WordPress estão prontos para tradução e todos os plugins populares do WordPress também estão traduzidos para vários idiomas.

Basicamente, você pode construir um site WordPress em qualquer idioma que desejar. Você mesmo pode traduzir o WordPress se o seu idioma ainda não estiver disponível.

O WordPress não vem com funcionalidade multilíngue pronta para uso. No entanto, existem plug-ins excelentes para criar sites multilingues  que são amigáveis ​​para SEO e incrivelmente ricos em recursos.

Squarespace

A plataforma Squarespace está totalmente traduzida em seis idiomas (inglês, alemão, francês, espanhol, italiano e português). Você pode alterar o idioma do seu site e escolher um fuso horário / país diferente.

Você só pode usar moedas suportadas pelo Stripe ou PayPal para os produtos da sua loja.

Você pode criar páginas multilíngues basicamente duplicando suas páginas. Você terá que criar manualmente uma estrutura de site ou criar sites diferentes para cada idioma (você será cobrado por cada site separadamente).

Conclusão

O WordPress está muito à frente em termos de idiomas e opções de localização. O Squarespace novamente se mostra muito limitado e totalmente inadequado para criar sites multilíngues.

Resumindo a Comparação Entre o Squarespace e o WordPress

O WordPress é uma plataforma muito superior ao Squarespace quando se trata de construir um site. Aqui está uma análise rápida dos prós e contras de ambas as plataformas.

Prós de usar o Squarespace

  • Mais fácil de usar para pequenos sites
  • Experiência do usuário refinada
  • Configuração de site sem complicações

Contras de usar o Squarespace

  • Custos mais elevados do que o site de hospedagem compartilhada
  • Opções de design limitadas
  • Conjunto limitado de recursos
  • As limitações colocam você em desvantagem no crescimento do seu negócio

Prós de usar WordPress

  • Fácil de usar com uma ligeira curva de aprendizado
  • Incrivelmente flexível para criar qualquer tipo de site
  • Grande coleção de temas e plug-ins
  • Plataforma de comércio eletrônico verdadeiramente poderosa
  • Pode ser iniciado com um custo muito baixo

Contras de usar WordPress

  • Você terá que instalar atualizações e fazer backups
  • Você terá que dimensionar manualmente os recursos, atualizando sua hospedagem conforme sua empresa cresce
  • Você será responsável por gerenciar a segurança do seu site

Pesando os prós e os contras, podemos dizer com segurança que o WordPress é a melhor plataforma para iniciar um site.

A liberdade de fazer seu site crescer da maneira que achar melhor é importante para todas as empresas. Você não deve trocar isso por nenhum custo. O WordPress oferece essa liberdade a um custo muito mais baixo do que todas as outras plataformas.

Esperamos que este artigo tenha oferecido uma comparação lado a lado entre WordPress e Squarespace.