Imagem destacada do Post #01

Você já se deparou com a mensagem “Syntax Error, unexpected…” ao fazer alguma alteração no seu site WordPress?

Nesse tutorial, vamos ensinar dicas para corrigir e evitar o erro de sintaxe no WordPress.

Falaremos de diferentes motivos pelos quais o erro acontece e como resolver de maneira simples, passo a passo.

O Que é o Erro de Sintaxe no WordPress?

O erro de Sintaxe no WordPress acontece quando há algum problema com a estrutura do código PHP utilizado para criar seu site.

PHP: é a linguagem de programação usada dentro do WordPress, ela é usada para gerar as páginas do site de maneira automática e processar todas as informações enviadas pelos usuários. Resumidamente, é uma linguagem em códigos que permite que o WordPress seja personalizável, flexível e que faça os arquivos funcionarem em um site.

Esse erro impede que um site WordPress funcione normalmente, podendo deixar a página fora do ar ou mostrar uma mensagem de erro quando for acessada.

Atenção ao Usar Trechos de Códigos

Aconselhamos sempre verificar os códigos para ter certeza de que eles estão certos antes de aplicá-los. Copiar e colar alguns trechos de códigos (code snippets) pode ser fácil, mas qualquer erro na digitação do código pode causar problemas no seu site.

Code Snippets: são pequenos trechos de código que podem ser adicionados a um site para executar uma determinada função. Eles podem ser escritos em varias linguagens de programação e são usados para adicionar novos recursos ou personalizar plugins e temas dentro do WordPress.

Corrigindo o Erro de Sintaxe com FTP

Para corrigir o erro de sintaxe com FTP no WordPress, é preciso acessar o arquivo com problema e corrigir ele. Recomendamos usar um cliente FTP para acessar os arquivos do site e encontrar o arquivo que está causando o erro.

Cliente FTP: é um programa que permite se conectar a um servidor FTP e transferir arquivos entre o seu computador e o servidor. Ele gerencia arquivos de sites, faz backup de arquivos, entre outras tarefas. Ele pode ser usado para se conectar a um servidor FTP, mas você precisa das informações de conexão, como o endereço do servidor, nome de usuário e senha.

1 – Encontrando o Problema

Para encontrar um erro de sintaxe no WordPress, precisamos descobrir qual arquivo contém o trecho de código com erro. Em muitos casos, podemos descobrir de onde vem o erro ao lembrar do tema ou plugin que instalamos por último. Se o erro começou a aparecer logo depois da instalação de algum tema ou plugin, provavelmente ele é o responsável pelo problema.

Mesmo que nós não tivermos certeza da causa do erro, podemos encontrar sua origem. A mensagem de erro, que geralmente é “Parse error: Syntax error”, e a em seguida ela exibe informações específicas sobre o erro, como o caminho do arquivo com o código defeituoso e a linha que está errada.

Imagem da frase que aparece ao tentar acessar um site com erro de sintaxe no WordPress

Um exemplo da mensagem de erro de sintaxe no WordPress pode ser visto na imagem acima. Nesse caso, o erro ocorreu no arquivo “single.php” do tema “twentyseventeen“, na linha 43, indicando que é necessário corrigir o código nessa linha específica para solucionar o problema.

2 – Corrigindo o Problema

Depois de identificarmos o arquivo com erro, podemos editá-lo para corrigir o problema e deixar o site funcionando normalmente de novo. Se tiver tendo dificuldade em fazer a edição na opção Aparência » Editor do painel de administração do WordPress, precisaremos usar um cliente FTP. Nesse artigo vamos utilizar o programa FTP FileZilla, que será uma boa opção para essa tarefa.

Para corrigir o arquivo, vamos nos conectar à conta FTP usando o FileZilla e navegar até o arquivo com o código com erro. Em nosso exemplo o arquivo está localizado em:

/home/u694443746/public_html/wp2/wp-content/themes/twentyseventeen/Single.php

Clique com o botão direito do mouse no arquivo e selecione a opção ‘Exibir/Editar‘.

Imagem da edição do arquivo corrompido utilizando o FileZilla.

O arquivo corrompido vai abrir em um editor de texto.

Imagem do editor de texto para remoção ou edição do código dentro do arquivo corrompido.

Agora, temos a possibilidade de remover ou fazer as alterações necessárias no código com erro. Excluir a linha com erro pode ser o suficiente em alguns casos. No entanto, essa opção pode ocasionar outros problemas, como no caso de uma linha que calcula o valor de uma variável, que é usada em outras linhas. Não recomendamos essa opção se você não tiver certeza que o código não tem outra função dentro do arquivo.

Ao verificar os arquivos corrompidos, precisamos estar atentos a mensagem de erro para identificar a linha específica do código que está causando o problema. No exemplo que temos, a linha 43 apresentava um erro de sintaxe que impedia o funcionamento do site. Ao vermos o código, descobrimos que o erro foi pela falta de um ponto-e-vírgula no final da linha:

<?php get_footer()

Adicionando essa pequena correção e recarregando o arquivo para o servidor, o erro foi corrigido. Veja como o código deveria ser:

<?php get_footer();

Dica: para quem está começando em PHP, recomendamos usar ferramentas de verificação de código (PHP Code Checker) para identificar os erros mais comuns de sintaxe.

Evitando o Erro de Sintaxe

Para evitar problemas futuros no seu site WordPress, é recomendamos utilizar um plugin de trechos de código, como o WPCode, para adicionar código personalizado.

Imagem demonstrando a página inicial do plugin WPCode do WordPress.

O WPCode torna o processo de adicionar trechos de código no WordPress muito mais fácil, sem a necessidade de editar o arquivo functions.php do seu tema. Fora isso, ele vem com validação inteligente do trecho de código para ajudar a evitar erros de sintaxe mais comuns.

Assim, enquanto você adiciona seu código personalizado, o WPCode detecta automaticamente os possíveis erros. Isso significa que, se houver um erro, você receberá uma mensagem de erro, e passar o mouse sobre ela exibirá instruções úteis para corrigir o erro.

A imagem mostra a criação de um trecho personalizado dentro do Plugin WPCode. Apresentando os códigos para corrigir erros.

Outra vantagem do WPCode é que ele desativará automaticamente o código personalizado se encontrar um erro de sintaxe. Isso evita que o site seja saia do ar por erros de código.

Posteriormente, com o WPCode, não devemos nos preocupar em quebrar o site ao adicionar trechos (snippets) de código. É uma ferramenta útil para adicionar personalizações ao seu site WordPress de maneira segura e eficiente.

A imagem demonstra a edição de código necessária para correção do error de sintaxe em um Site WordPress, dentro do editor de trecho do WPCode.

E é assim que você pode corrigir os arquivos corrompidos e evitar erros de sintaxe no WordPress, mantendo seu site mais seguro e eficiente.

Se você curtiu o conteúdo, compartilhe com seus amigos.

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo que iremos responder qualquer mensagem.

Não perca a chance de conferir todas as nossas dicas e tutoriais e continue aprimorando seu site WordPress cada vez mais. Um grande abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui