Você está procurando uma maneira fácil de encontrar páginas de erro 404 em seu site WordPress e redirecioná-las?
Erros 404 ocorrem quando os usuários tentam acessar uma página do seu site que não existe mais. Esses erros 404 criam uma experiência ruim para o usuário, o que pode levar a uma queda nas classificações dos mecanismos de pesquisa e menores vendas de comércio eletrônico.
Neste artigo, mostraremos como rastrear facilmente páginas 404 e redirecioná-las no WordPress.
O que é um erro 404?
Um erro 404 é um código de status HTTP, que mostra que o servidor não conseguiu acessar a página da web que você está tentando visitar.
Isso significa que se você inserir o URL de uma página da web que não existe, verá um erro 404 de página não encontrada.
Agora, existem muitos motivos pelos quais o erro 404 ocorre. Pode ser porque você cometeu um erro ao inserir o endereço URL, a página foi excluída do site ou o nome de domínio não existe mais.
Outro motivo que pode causar um erro 404 é que a página foi movida para outro URL, mas não foi redirecionada corretamente, resultando em um link corrompido.
Por último, mas não menos importante, às vezes o mau funcionamento do servidor também pode levar a erros 404 em um site WordPress.
Por que rastrear páginas 404 e redirecioná-las?
Agora que você conhece os diferentes motivos que podem causar erros 404, vamos ver por que é extremamente importante para os proprietários de sites rastrearem os erros 404 e corrigi-los.
Erros 404 são ruins para a experiência do usuário do seu site. Se os usuários não conseguirem encontrar a página que procuram, provavelmente sairão do seu site e procurarão os concorrentes.
Isso significa que você perderá clientes em potencial e a oportunidade de converter seus visitantes em assinantes.
Além disso, erros 404 têm um impacto negativo em seus rankings de SEO do WordPress. O algoritmo de classificação do mecanismo de pesquisa muitas vezes penaliza sites quando eles encontram links quebrados.
Sem mencionar que essas páginas quebradas farão com que você perca backlinks valiosos para o seu site, o que resulta em autoridade de domínio inferior e queda significativa no ranking de palavras-chave do Google.
Dito isso, vamos dar uma olhada em como você pode rastrear facilmente as páginas 404 e redirecioná-las no WordPress.
Método 1: como rastrear páginas 404 e redirecioná-las no WordPress usando AIOSEO
A maneira mais fácil de rastrear e corrigir páginas 404 em seu site WordPress é usando o plugin All in One SEO para WordPress, também conhecido como AIOSEO. É o melhor plugin de SEO para WordPress usado por mais de 2 milhões de profissionais.
AIOSEO permite que você encontre facilmente páginas com links quebrados e os conserte com apenas alguns cliques usando seu poderoso gerenciador de redirecionamento.
A melhor parte do AIOSEO é que ele ajuda você a configurar redirecionamentos 301 mais rápidos, o que ajuda a melhorar as classificações do mecanismo de pesquisa.
Para este tutorial, usaremos a versão AIOSEO Pro porque inclui o poderoso addon gerenciador de redirecionamento. Existe uma versão gratuita do AIOSEO, mas não inclui o gerenciador de monitoramento e redirecionamento 404.
Primeiro, você precisará instalar e ativar o plugin AIOSEO Pro.
Assim que o plugin estiver ativo, vá para All in One SEO »Redirects e clique no botão ‘Activate Redirects’.
Depois disso, você precisa visitar a guia ‘Configurações’ em Redirecionamentos para ativar os logs 404 e rastrear páginas com links quebrados.
Basta rolar para baixo até as seções ‘Logs’ e certificar-se de que a opção ‘404 Logs’ esteja ativada. Em seguida, selecione o período de tempo para registrar os registros 404 usando o menu suspenso. Recomendamos não mais do que um mês para o desempenho ideal do servidor.
Quando terminar, vá em frente e clique no botão ‘Salvar alterações’.
Agora, você verá uma guia ‘404 Logs’ na seção Redirecionamentos do AIOSEO.
Quando você ativa os logs 404 pela primeira vez, esta página não terá nenhum dado. Ele só começa a monitorar páginas 404 depois que você habilita a configuração.
Uma vez ativado, porém, o AIOSEO 404 logging monitora ativamente os erros 404 em seu site e os exibe aqui.
Ele mostrará uma lista de todos os URLs que possuem um erro 404, quantas vezes o link foi visitado na coluna ‘Acessos’ e a data em que foi visitado pela última vez na coluna ‘Último acesso’.
Depois de identificar as páginas com links corrompidos, você pode simplesmente redirecioná-los clicando no botão ‘Adicionar redirecionamento’.
Ao clicar no botão, você verá a opção de inserir um URL de destino e selecionar o tipo de redirecionamento no menu suspenso. Por exemplo, você pode mover uma página permanentemente selecionando a opção 301 Movido Permanentemente.
Depois disso, clique no botão ‘Adicionar redirecionamento’ e seu link quebrado irá redirecionar automaticamente para o novo URL de destino.
Nota: Com o tempo, o tamanho do arquivo de log pode aumentar e ocupar muito espaço em disco. A falta de espaço em disco para hospedagem do WordPress pode levar a erros.
Para ter certeza de que você não terá esse problema, é uma prática recomendada excluir e limpar os logs de erro 404.
Com a AIOSEO, você pode excluir facilmente qualquer erro 404 individual de seus registros clicando no ícone da lixeira.
Você também pode excluir em massa seus logs 404 acessando All in One SEO »Ferramentas e, em seguida, clicando na guia ‘Ferramentas de banco de dados’.
Agora role para baixo até a seção ‘Logs’ e clique no botão ‘Clear 404 Logs’.
Além de rastrear erros 404, o gerenciador de redirecionamento AIOSEO também vem com monitoramento de link permanente. Isso significa que se você excluir uma página do seu site ou alterar o URL de qualquer postagem do blog, ele o notificará automaticamente para configurar um redirecionamento.
Em alguns casos, a AIOSEO pode até configurar os redirecionamentos 301 adequados para você sem nenhum esforço.
Dica bônus: configurar redirecionamentos 301 mais rápidos no WordPress com AIOSEO
O AIOSEO permite que você configure redirecionamentos mais rápidos acessando a guia Configurações e escolhendo o método de redirecionamento do servidor da web.
Isso permite que você desbloqueie melhorias de velocidade significativas em comparação com o método de redirecionamento padrão do WordPress / PHP.
Método 2: como rastrear páginas 404 e redirecioná-las no WordPress usando o plug-in de redirecionamento
O próximo método para controlar 404 páginas e redirecioná-las é usando o Plug-in de Redirecionamento para WordPress.
Nota: Este é um plugin avançado e alguns iniciantes podem achar que é mais difícil de usar.
Primeiro você precisa instalar e ativar o plugin.
Após a ativação, vá para Ferramentas »Redirecionamento e role para baixo para clicar no botão ‘Iniciar configuração’ para configurar seus redirecionamentos.
Depois disso, o plug-in perguntará se você gostaria de monitorar as alterações do permalink no WordPress e se deseja manter registros de redirecionamentos e erros 404.
Basta marcar a caixa de seleção dessas opções e clicar no botão ‘Continuar configuração’.
O plug-in agora testará o status da API Rest. Quando o resultado do status for bom, você pode clicar no botão ‘Concluir configuração’.
Depois disso, você pode adicionar um novo redirecionamento para suas páginas 404. Para começar, insira o URL da página que deseja redirecionar na coluna URL de origem.
Em seguida, selecione se deseja corresponder exatamente ao parâmetro de consulta, ignorá-lo ou passá-lo para o URL de destino no menu suspenso Parâmetro de consulta.
Agora insira o URL de destino para o qual a página 404 será redirecionada, mantenha a opção Grupo em ‘Redirecionamento’ e clique no botão ‘Adicionar redirecionamento’.
Se você quiser mais opções para configurar o redirecionamento, clique no ‘ícone de engrenagem’ ao lado do botão Adicionar redirecionamento.
Você pode começar adicionando o URL antigo mostrando 404 na coluna URL de origem, selecionando o parâmetro de consulta como antes e adicionando um título para descrever o propósito deste redirecionamento.
Depois disso, selecione a opção Match no menu suspenso. Você verá várias opções, incluindo apenas URL, URL e referenciador, URL e agente de usuário e URL e status de login.
Na maioria dos casos, você deseja usar URL e referenciador. Principalmente porque, se você vir várias solicitações 404 para uma página específica, provavelmente não é um erro de digitação do usuário, mas sim alguém que está ligando para o URL errado.
Agora, sempre que alguém criar um link para o URL quebrado ou para uma postagem que você moveu, será redirecionado automaticamente para o novo local.
Em seguida, certifique-se de que sua ação seja ‘Redirecionar para URL’. As outras opções são complexas e requerem conhecimentos técnicos avançados.
No tipo de redirecionamento, você precisa selecionar uma opção na lista suspensa de código HTTP (como 301 – Movido permanentemente).
Por último, insira o URL de destino na coluna Destino correspondente. Depois de inserir essas informações, clique no botão ‘Adicionar redirecionamento’.
Você pode acessar o novo URL para testar e verificar se o redirecionamento está funcionando corretamente.
O plugin também tem a opção de rastrear logs de erro 404. Basta clicar na guia ‘404s’ na parte superior e o plug-in mostrará os erros 404 recentes que ocorreram em seu site desde que você instalou o plug-in.
Nota: se você acabou de ativar o plugin de redirecionamento, a página de log 404 estará vazia. Ele só começa a manter um registro de erros 404 depois que o plugin é ativado.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como rastrear páginas 404 e redirecioná-las no WordPress.